Curso de Extensão em Comunicação de Riscos

  Entre os dias 13 e 7 de março de 2019,  foi realizado um Curso de Extensão em Comunicação de Riscos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ministrada pelo Dr. Érico Soriano, posdoutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU), e consultor em Comunicação de Riscos de Acidentes Industriais Ampliados na empresa Álea Consulting (http://aleaconsulting.com.br/). Também é pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Efeitos e Riscos nos Grandes Empreendimentos (NEPERGE/UFU), e membro do PAM-TAP (Plano de Auxilio Mútuo do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) .

            O Curso teve como principal objetivo o de ressaltar a importância do estudo e das práticas de Comunicação do risco no país, com destaque para a Comunicação do risco de Desastres Socioambientais. Desta forma, foram discutidas algumas reflexões iniciais sobre o conceito de Comunicação do Risco, alguns casos de destaque, sua necessidade acadêmica e prática no país e as boas práticas de comunicação em vigor, em nível nacional e internacional.       Na sequência do curso, houve a apresentação de profissionais de diferentes áreas do abordando a  prática da comunicação de risco nos seus respectivos campos de conhecimento e atuação, a saber:

Grandes empreendimentos e riscos associados à saúde coletiva

  • Grandes empreendimentos e riscos associados à saúde coletiva: A Comunicação de risco em saúde; A relação entre hidroelétricas e riscos em saúde: experiência vivenciada no município de Nova Ponte (MG) Brasil Palestrante: MSc. Joana D’arc Vieira Couto Astolphi.

PAM-TAP Acidentes e Emergências Ambientais.

  • PAM-TAP Acidentes e Emergências Ambientais. Palestrante: MSc. Isaac F. Silva (PAM)

Comunicação em emergências de plataformas

  • Comunicação em emergências de plataformas de exploração e produção de petróleo em alto mar. Palestrante: MSc. Evaristo Faria

Rinem- Rede Integrada de Emergências de Uberlândia

  • Rinem- Rede Integrada de Emergências de Uberlândia. Palestrante: Major BM Thiago Lacerda Duarte

Bombeiros no Desastre de Brumadinho e Mariana

  • Empenho de militares do 2o Comando Operacional de Bombeiros no Desastre de Brumadinho e Mariana Palestrante: Capitão BM Gustavo Moraes Falcão

  Finalizando o curso, realizou-se uma discussão acerca da importância da Comunicação de Risco de barragens no Brasil, em especial  nos casos das barragens de mineração, tomando como referência dois desastres recentes relacionados às barragens, que são os casos de Bento Rodrigues e Brumadinho, ambas no estado de Minas Gerais.

Dr. Érico Soriano

http://aleaconsulting.com.br/

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!